segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aulas são retomadas, mas a frequência é baixa no 1º dia


Acabou o período de férias escolares provocado pelo surto de gripe suína. Todas as escolas de Maringá, municipais, estaduais e particulares, reiniciaram as aulas nesta segunda-feira (17). Frascos com álcool em gel estavam disponíveis em salas de aulas da maioria delas. Depois de quatro dias parados, 45% dos 16 mil alunos das escolas de ensino básico, mantidas pelo município, não foram às aulas no primeiro dia.

Nos Centros de Educação Infantil, que têm 9 mil alunos, 70% faltaram. A Secretaria Municipal de Educação diz que vai avaliar a questão da reposição das aulas perdidas amanhã. A baixa frequência, segundo a secretária de Educação, Márcia Socreppa, é normal e deve-se considerar também a chuva que ocorreu nesta segunda. “Acredito que no decorrer da semana aumente a frequência”, diz.
A secretária garante que está tomando todas as medidas para evitar que os alunos se contagiem com o vírus H1N1. “Se houver suspeita de gripe em algum aluno, a orientação é dispensá-lo para proteger os outros e orientar os pais ou responsáveis para procurarem um posto de saúde”, explica. Na avaliação de Márcia, alguns cuidados tomados agora com a epidemia da gripe suína devem se tornar rotineiros. “Devem se transformar em hábitos de higiene atos como lavar as mãos. A palavra-chave é prevenção e segurança”, resume.

Nenhum comentário: