terça-feira, 22 de setembro de 2009

Comentário da Semana - FPM e Poder Público em Sarandi

Parabéns pelo Blog...muito incrementado...porém focado na realidade de Sarandi.

O fato noticiado pelo seu Blog em relação ao possível atraso do 13º Salário ao funcionalismo público é cada vez mais evidente, para não dizer eminente.

Hoje, os nossos “Gestores”, após apresentação de suas limitações orçamentárias na noite de segunda-feira em relação à queda da arrecadação auferida pelo FPM – Fundo de Participação dos Municípios – sinaliza uma modificação gradativa de abordagem e respeito com a população que os elegeram.

Isto sim é um momento histórico. É o instante necessário para que máquina pública possa provocar esta “quebra da blindagem” do gestor e possa reconhecer que seu “Castelo de cartas marcadas” (digo CCS) orientados pelas suas continuas ingerências, não só aqui em Sarandi, mas em todo Brasil, possam ser reformulados pelo crivo do povo e não apenas do “Gabinetismo”.

Estas consequências de atrasos salariais e outros afins que se circunscrevem a ordem das políticas públicas se disseminarão e, possivelmente, reorientarão a opinião pública sarandiense para perceberem que o seu lugar legitimo e legal do povo é ser o principal agente público que orientará, num futuro próximo, as necessidades de sua territorialidade.

Por que estas medidas não foram tomadas deste o começo, ou seja, chamar a comunidade organizada para governar integradamente e articuladamente para se manter a governabilidade?

Por que se omitirão os indicadores públicos, se os mesmo são públicos para que se minimizassem os efeitos negativos desta realidade de renúncia orçamentária? Ademais...Por que não se valer dos vários Conselhos Municipais, cuja função máter é o da Fiscalidade Participativa, com “foco” no desenvolvimento como um todo de Sarandi?

Portanto...meu caro blogueiro...esta função de vigilância pública do erário público, estará habilmente construída quando a intervenção integrada pela própria sociedade sarandiense aliada com o seu povo se amadurecerem apartir de espaços ampliados (aqui falo da Mídia Integrada local) numa espécie de Fórum Permanente onde Sarandienses discutirão a própria Sarandi.

E, não deixando esquecer, só se constrói esta “Vigilância” sob as pilares da transparência, publicidade, isenção de egos ou particularismos que ferem o conceito Republicano de que “o povo não é mero ajuntamento de pessoas postas lado a lado, mas uma convivência consciente de pessoas que se torna sociedade pelo reconhecimento de um direito e de objetivos comuns".

Vamos lá...Blogueiros...promovam a redemocratização da cidade, ampliando espaços públicos e provando a redenção da cidade.

Fonte: Blog do Júlio Cézar

Nenhum comentário: