sábado, 17 de outubro de 2009

CARTA ABERTA DA IGREJA CATÓLICA DE SARANDI

O LIXO VEM AÍ...

Com a Palavra o Prefeito e os Vereadores

Sobre toda propriedade privada, pesa uma hipoteca social” (Papa João Paulo II)

O Prefeito de Maringá, Silvio Barros II, acaba de presentear o povo de Sarandi na ocasião dos 29 anos de “emancipação política” com 300 toneladas de lixo por dia.

Apesar do “NÃO TAXATIVO” que a população de Sarandi dera de forma democrática, participativa, ecumênica e de heroica resistência às diversas tentativas feitas deste julho até agora de nos impor esta negociata feita na calada da noite e no “silêncio dos gabinetes” sem consultar os maiores interessados: o Povo Sarandiense.

O lixo vem aí!...porque o que está prevalecendo neste momento é o resultado de uma nefasta privatização feita pela administração anterior e pela falta de uma “posição firme” e contundente do atual prefeito e da câmara de vereadores.

Não é justo! Não é humano! Não é Cristão! Deixar que nosso município, o menor do Paraná, se transforme em um “lixão ao céu aberto” comprometendo não só o meio-ambiente, mas, principalmente, no que se refere ao abastecimento de água de sarandi feita por poços artesianos.

É preciso lembrar ainda que a vinda desta quantidade de lixo poderá causar um impacto socioeconômico e ambiental à agricultura local em virtude de nossa área territorial já ser pequena, além do próprio constrangimento do comércio local em virtude de abrigar em nossa cidade o título de “lixão de Maringá”.

Diante desta realidade lastimável, conclamamos ao Exmo. Senhor Prefeito, Milton Martini e aos Exmos. Srs. Vereadores que estejam a altura deste momento histórico para Sarandi e do mandato que o povo lhes confiaram usando de todas as “armas” que vossas excelências tem nas mãos para que não se cometa tamanho desatino e injustiça com o cidadão sarandiense.

Portanto, conclamamos, também, a toda a população sarandiense a não se desmobilizarem e reagirem de forma solidária com exemplar resistência democrática através de suas organizações, igrejas, entidades de classe, meios de comunição, partidos políticos...dizendo uma “NÃO TAXATIVO” a mais esta injustiça cometida contra nossa cidade.

Atenciosamente em Cristo...

Paróquia N. S. das Graças

Paróquia São Paulo Apóstolo

Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus

Paróquia N. S. da Esperança

Sarandi, 17 de outubro de 2009

Nenhum comentário: