quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A “FAMÍLIA ESPERANÇA” SARANDIENSE – Comentário de Internauta

image Boa colocação neste post sobre do quem é essa Jovem? eivada com a brandura de menina e responsabilizada pela virtude da “Determinação” abordada de uma forma poética, porém carregado de responsabilidades sociais que a palavra abriga.

A “Determinação” é uma das filhas que compõe uma célula da sociedade das virtudes bem instruída e lutadora denominada “Família Esperança”, sendo que suas irmãs são, a caçula, a “Dedicação” e a mais velha, a “Disciplina” e tendo como mãe a “Coragem” e o “Equilíbrio” como pai. Daí, ser verdadeira família guerreira no quesito de “enfrentar e superar a realidade”.

Hoje está família está em bastante evidência em tudo aquilo que a vontade humana e “política” possam se empenhar. São as linhas de frente do “front” que possibilitam sobressair dos pantanosos “jogos de interesses” que compõe a sociedade organizada e a gestão pública.

Sem elas, e com sintonia fina de sua prima próxima, a “Perseverança”, de nada adiantaria a força de vontade popular frente aos inevitáveis atropelos que acometem as suas boas iniciativas de reforma e reestruturação que precisam ser colocadas em prática em nossa cidade.

Daí que, Determinação significa estar um passo adiante do inusitado, com os olhos voltados além de um problema eventual e disposto a superar o limite. Dedicação é a capacidade de se entregar à realização de um objetivo. Disciplina significa instruir, educar, treinar, dando idéia de modelagem total de caráter.

Estas condições do ser em si precisam estar harmonizadas e focadas naquilo que realmente precisa ser mudado. Daí a força da “Família Esperança” está exatamente na capacidade de se manter atuante e reaprendendo, sempre, as lições que o “inusitado” sempre a espreita lhe acometem.

O sentido de união que esta sábia família institui reflete em muitas das nossas atividades cidadãs que são desempenhadas pelo espaço social a fora, principalmente nos momentos em que nossos “timoneiros públicos” nos deixam a deriva sob uma tempestade de ingerências e inaptidões técnicas que sentenciam a população sarandiense a exclusão e à humilhação.

É sábio e prudente estarmos aprendendo e reciclando este saber sob a ótica da “política da boa vizinhança” e do apaziguamento das diferenças intra-urbana, só que isto tudo também tem um tempo de tolerância. E a Família Esperança, acredito, já está perdendo a sua.

Ao que se sabe, as perguntas sobre a frágil “Governabilidade” já se amplifica nos quatros cantos não só de Sarandi, mas da Região Metropolitana de Maringá, isto representa uma “Sinal Amarelo” para a administração pública que, ao que aparece, se estabilizou no meio deste “olho do furacão” de críticas e questionamentos, onde a mesma se “acomodou”.

Portanto, a Família Esperança precisa rever suas estratégias e planos de ações para que provoque mobilização social para tentar retirar o poder público de seu imobilismo político e o retome à sua função de Estado que é promover o bem comum com determinação(efetividade), dedicação(eficiência) e disciplina (efetividade).

Fonte: Doxologia

Nenhum comentário: