sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Incompetência política

Este é um assunto do qual me envergonho e que me incomoda, principalmente nas épocas das eleições, por razões óbvias. O fato é que sou completamente ignorante sobre política, ainda que eu ainda tenha algumas poucas noções teóricas, sinto-me completamente perdido e despreparado em relação a votar, a opinar e interpretar acontecimentos políticos, quanto mais a discuti-los.Resolvi escrever este post para expor o problema e pedir por sugestões a respeito de como resolvê-lo. Embora eu o faça por motivos pessoais, tenho a convicção de que compartilho a mesma situação com muitas outras pessoas, admitidamente ou não.

Para mim isto significa que me considero tão pouco apto a decidir que considero a opinião coletiva como melhor que a minha, qualquer que seja ela. Esta sensação de imensa ignorância me angustia, desejo sair deste estado de tábula rasa política. Ainda que eu possa pensar que minha participação possivelmente seja pouco relevante.

Mas o problema não deixa de ser complicado, e não quero parar minha vida para resolvê-lo, de modo que peço ajuda para que possa resolvê-lo aos poucos, e de uma maneira menos tortuosa. Afinal, o problema é complicado a ponto de ser desanimador, de parecer não valer a pena, mas vou tentar persistir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa Tarde Mineiro...

Gostaria de fazer apenas uma breve observação quanto ao que você comentou de que “...era ignorante em política...”, pelo que observamos de acordo com seus posts isto trata, sinceramente, de uma bela “modéstia” sua.

Veja como você anda desconhecendo seus próprios “talentos políticos”. Para isto, basta uma sutil avaliação no seu Blog e se nota o grande formador de opinião que você está brilhantemente conseguindo ser.

Para não dizer que somos bajuladores, vamos a uma definição ampla do que é ser “Político”: um político é um indivíduo ativo na política de um grupo social, neste caso você pertence à “Blogosfera de Sarandi” (quer grupo social mais coeso?!) o que lhe tipifica propriedades intelectivas que o possibilita a participar e atuar politicamente como tal.

Outra definição de “Político” que se assemelha a sua pessoa é quando você pode ser formalmente reconhecido como membro ativo de um governo ou equipe (no caso a Blogosfera de Sarandi), ou uma pessoa que influencia a maneira como a sociedade é governada por meio de conhecimentos sobre poder político e dinâmica de grupo habilmente expressado pelas suas “hormonais” analises em relação à política local expostos neste Blog.

Quanto a outra colocação salutar que expõe neste post quando afirma que “...me considero tão pouco apto a decidir que considero a opinião coletiva como melhor que a minha, qualquer que seja ela...” em que responde/desabafa humildemente quando fala “...Esta sensação de imensa ignorância me angustia, desejo sair deste estado de tabula rasa política...”.

Esta “tabula rasa política” colocada alí com certo eufemismo inocente nada mais do que é uma grande realidade que congrega grande maioria de nós brasileiros que elegemos/confiamos àqueles que deveriam, em tese, serem mais qualificados que nós para conduzir a administração pública/governos locais, só que os mesmos são reféns de seus próprios egos (IGNORANTES COM O POVO) e, possivelmente alvos facéis de suas próprias “incompetências” que paralisam cidades e povos.

Compreender o “jogo político” por uma pessoa é por si só desumano e desestimulador do seu ponto de vista sociológico e antropológico. Porém quando se agrega forças no coletivo e se fazendo uso do debate/dialogo neste espaço público, faz com que nossas ignorâncias pluralísticas (é a ação de não expressar a própria opinião ou atitude por força da indiferença do grupo. É se deixar levar pela opinião geral por acreditar não ser possível fazer nada sozinho) sejam vencidas.

Portanto, pode-se concluir que de “ignorante” você não tem nada e que na verdade se sobressai bem melhor do que muitos outros administradores em virtude da sua dose de autoconfiança e determinação nas suas postagens, daí não se minimize, mas ao contrário, maximize-se por que talento você tem só nos faltam é os recursos.