quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A CIDADE DE SARANDI

De acordo com o censo realizado em 2008,Sarandi tem uma população de 88.787 Habitantes,
entre moradores urbanos e rurais. Sua fundação oficial deu-se em 10 de maio de 1947,mesmo dia e ano que foi fundada maringá.Nessa época começava a venda de lotes na região urbana,que serviria de centro de abastecimento de ferrovia rede viação Paraná/Santa Catarina.

Todavia alguns documentos desmostram que desde a década de 30 havia familias na àrea rural,advindas do estado de São Paulo e do Nordeste Brasileiro.Essas familias,que vinham em busca de riquzas, abriam clareiras na mata originando as primeiras lavouras de café.Os pioneirosencontraram aqui uma vigorosa fauna,com aves e muitas espécie,até mesmo de grande porte,como onças e antas.Moravam em cabanas feitas de troncos de palmito e barro batido,às vezes de tàbua retirada de madeira apropriada. logo essas famílias, aproveitando-se da abundância de madeiras de lei existente na mata, construíram suas casas de madeiras serrada, com cobertura de telhas de assoalho.

"O Distrito administrativode Sarandi foi criado em 21 de dezembro de 1954, através da lei Municipal nº 53, com território pertence à marialva.Em 1966 foi criado o Distrito Judiciário.O crescimento populacional de Sarandi se acentou pricipalmente a partir de 1976,quando as geadas destruiram os cafezais o obrigaramos moradores a deixar o campo migrando para cidade nesse momento o governo federal iniciou um plano de incentivo para o cultivo da soja

O crescimento populacinal de Sarandi foi rapido e instantânio mais faltava infraestrutura, o que acarregou varios problemas entre eles os varios loteamentos desordenados e a distância hoje Sarandiostenta o segundo maior índice de crescimento populacionaldo estado, numero esse em torno de 6,8% ao ano (IBGE 2000) Sarandi possui 91 bairros e o atual prefeito milton martini é o sexto governar a cidade. faz parte do Município tambem a Casa da Cultura, o Ginásio de Esportes, o mural Histórico, a Cápsula do tempo, onde estão armazenados os primeiros 25 anos de História de Sarandi com fotos, cartas e objetos em geral,previsto para ser aberto no seu jubileu de prata.

Aos poucos Sarandi vai perdendo a visão de cidade dormitório pois estar proximo de um centro maior como Maringá, traz tambem muitas oportunidades de desenvolvimento. O comércio e a industria atual se mostram competitivos com grandes avanços. A cidade caminha para uma cultura capáz de atrair pessoas pelos seus diferentes

O PROBLEMA DE SARANDI NÃO É DE RECURSOS PÚBLICOS MAIS SIM DE GESTÃO

Nenhum comentário: