sábado, 21 de novembro de 2009

Novos plugues e tomadas a partir do ano que vem

É hora de dizer adeus ao Benjamim; o conector em forma de “T” que permitia manter mais de um aparelho na tomada sai de cena junto com vários outros plugues

A partir de janeiro todos os plugues e tomadas no Brasil devem seguir a NBR 14.136, determinação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece um formato padrão para estes produtos. A mudança foi justificada pelos técnicos especialmente por ser considerada mais segura que os modelos disponíveis hoje . A utilização de um terceiro pino para aterramento reduz o risco de choque, porque a energia em excesso “escapa” por esse meio e é desviada do contato humano.

Segundo a Copel, a norma impõe a substituição dos diversos tipos de plugues por basicamente dois modelos padrão: um deles bipolar (com dois pinos) e o outro, bipolar com aterramento (dois pinos mais um terceiro, correspondente ao fio terra). A nova tomada compatível tem uma concavidade sextavada, com 8 a 12 milímetros de profundidade, onde se encaixam perfeitamente as novas tomadas - formato é inspirado em um modelo europeu,utilizado na Suíça.

Nenhum comentário: