sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SARANDI: HÁ FALTA DE LIDERANÇA OU DE GOVERNANÇA?

image Primeiro temos que diferenciar o que significa Liderança e Governança. “Liderança” segundo o Dicionário Aurélio significa ter “Comando, direção, hegemonia”. Enquanto que “Governança” é quando “a eficácia e a legitimidade da atuação pública se apóiam na qualidade da interação entre os distintos níveis de governo, e entre estes e as organizações empresariais e da sociedade civil”.

Tomar decisões difíceis é exigência diária da “Liderança”. Os líderes precisam contratar e demitir, lançar novas estratégias e arriscar posturas políticas, e tudo isso pode gerar estresse e sentimento de culpa. A presença de culpa não é conseqüência de ter tomado a decisão errada, mas da própria escolha. E essa é a condição humana: o gestor é um ser que faz opções.

Löffer, entende “Governança” como uma nova geração de reformas administrativas e de Estado, que têm como objeto a ação conjunta, levada a efeito de forma eficaz, transparente e compartilhada, pela Administração Pública, pelas empresas e pela sociedade civil, visando uma solução inovadora dos problemas sociais e criando possibilidades e chances de um desenvolvimento futuro sustentável para todos os sujeitos sociais. Saiba Mais

Fonte: Blog do CMAS

Um comentário:

Anônimo disse...

voces deverian colocar na rede quem votou a favor a cassacâo e quem votou contra