sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A REALIDADE DOS FATOS

"Para Refletir"

Todas relações humanas envolvem emoções e sentimentos. Na realidade, todo relacionamento do sujeito com o objeto envolve sentimentos e emoções, melhor ainda seria dizer que todo contacto da pessoa com a realidade envolve sentimentos e emoções. Como se vê, para entendermos bem essa questão do relacionamento da pessoa com o outro deve começar procurando entender o relacionamento da pessoa com a realidade.

E por onde começa o contacto da pessoa com a realidade, ou com o mundo ? Começa sempre pela senso-percepção, começa sempre pelos nossos cinco sentidos e termina, em sua última essência, nos sentimentos espirituais.

Esses sentimentos e emoções são os elementos que, de fato, nos aproximam ou afastam das outras pessoas, nos dão prazer, desprazer ou indiferença. O sentimento da empatia proporciona prazer no contacto inter-pessoal, nos aproxima do outro e nos traz sensação de bem estar, o sentimento da apatia proporciona indiferença, um "olá, como vai ?" formal, frio e distante e, finalmente, a antipatia produz o desprazer, o afastamento e a evitação do objeto antipático.

De fato, todos os sentimentos que experimentamos ao contactar a realidade, seja a realidade dos fatos, dos objetos ou das pessoas, são conseqüência direta dos valores que atribuímos à essa realidade. Da mesma forma, todos os diferentes valores que as diferentes pessoas atribuem à uma mesma realidade objetiva são os responsáveis pela construção das realidades pessoais de cada um, e cada um viverá particularmente sua própria realidade e só ela interessará.

2 comentários:

Anônimo disse...

Chico Buarque diz;
Meu caro amigo
"A coisa aqui tá preta...".
Roberto Carlos, canta.
"Meu cachorro me encontrou sorrindo...".
Milton Nascimento.
"Amigo é coisa pra se guarda...".
Ney Mato Grosso
"meu Sangue latino, minha alma cativa, um grito um disabafo...".
Não me lembro muito bem, tanto tempo faz,o Julio Bifon fundou uma escola de samba e pôs o bloco na rua, ainda era pobre (ele) eu tinha cabelos pretos ele não era careca Sarandi nem asfalto tinha. Hoje o asfalto não existe, o Mochi perdeu as eleições, Carlos Birches tinha tudo pra ser prefeito, mas quiz o destino que um sapateiro pregasse o coro em todos e assim vou tocando a vida. Há o bairro do Vale Azul um dia virará Distrito?
Se aquele Deputado tivesse vivo, passaria o bairro a Municipio e implantaria um Cartório e Julio recomeçaria sua vida politica e assim, Bom Carnaval Mineiro porreta.
Grupo Tabajara. Nóis sacanea,escaneia mas nunca ofende!

Anônimo disse...

Mineiro:
Esse cara da foto é a cara do Airton Camarago la das Águas de Sarandi.
Abraço Guri. Não esqueça de dormir cedo, é quaresma e tem lobissome solto nas noites sarandienses. filho.
Grupo Tabajara, tambem da conselhos.