segunda-feira, 10 de maio de 2010

Cras de Sarandi em defesa da inclusão social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos, e à articulação destes serviços no seu território de abrangência, e uma atuação intersetorial na perspectiva de potencializar a proteção social.
Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF), mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.
Esse programa atende famílias que, em decorrência da pobreza, estão vulneráveis, privadas de renda e do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminadas por questões de gênero, idade, etnia, deficiência, entre outras. Cada unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e pessoal de apoio. Os recursos para implantação e manutenção dos CRAS são provenientes do Governo Federal, através do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado.
Sarandi conta com duas sedes, uma no Jd. Independência 2ª Parte e outra no Jd. Esperança, atendendo a população com corte de cabelo, orientação sócio-educacional, visitas e acolhimento de grupos. A parceria do Cras com outros projetos possibilita o aumento das opções de trabalho, como o Projeto Atitude, que disponibiliza oficinas culturais e esportivas as crianças e adolescentes. Em Sarandi o Cras também é fortalecido pelas secretarias municipais, como é o caso da Autarquia Águas de Sarandi Fonte Assesoria de Comunicação

Nenhum comentário: