sexta-feira, 16 de julho de 2010

Justiça nos Bairros tem apoio da Prefeitura

  Garantir o acesso à Justiça às camadas mais carentes da população de Sarandi é o que pretende proporcionar o programa Justiça no Bairro, que será realizado no dia 9 (nove) do mês de Outubro deste ano. Onde serão Mobilizados profissionais e estudantes que, atuam de forma voluntária. O programa consiste em resolver de forma rápida e totalmente sem custo algum suas pendências judiciais, especialmente na área de família, que são problemas como definição de pensão alimentícia, guarda de filhos, divórcio, oficialização de união estável, alteração de regime de casamento, reconhecimento de paternidade, adoção e até realização de casamentos coletivos, além de problemas relativos a outras áreas da Justiça que também são encaminhados para atendimento especializado.

         Fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça, a Prefeitura de Sarandi, através de suas secretarias, Câmara municipal, SESC Paraná e a Defensoria Pública, além de profissionais e estudantes voluntários, a iniciativa ganhará força com a inserção do Instituto Curitiba de Informática (ICI). O Instituto desenvolveu o sistema que vincula o cadastro inicial das partes, faz a montagem dos termos e libera para a homologação. “Tudo isso é resolvido no dia. A pessoa sai com a sua situação legal totalmente equacionada”, garante a Desembargadora do Tribunal de Justiça e idealizadora do projeto, Joeci Camargo Machado. “Antes do ICI o nosso trabalho era artesanal, jurássico. Agora temos a tecnologia a nosso dispor e podemos garantir um atendimento muito mais eficiente e ágil à população”, afirma.
         Além de desenvolver o sistema, o ICI dotou o projeto de toda a infra-estrutura necessária, disponibilizando a rede lógica. Serão mais de 80 computadores interligados e conectados à internet, permitindo que na realização do Justiça no Bairro cerca de milhares pessoas sejam atendidas.
Segundo o Prefeito Carlos de Paula, que participou de uma grande reunião realizada na manhã desta Quinta-Feira (15), todas as secretarias estarão preparadas para apoiar esse projeto, pois desde já iniciam-se os trabalhos, cada setor com suas responsabilidades, com um único objetivo, atender a população em seus anseios. O Prefeito ressalta também que o projeto não consiste apenas em ações jurídicas, mas também de ação social, saúde, educação, cidadania, além de muitas outras ações benéficas a comunidade como um todo.
         A reunião serviu para tirar todas a dúvidas sobre o projeto, e contou a participação de várias autoridades, como o Presidente da Câmara municipal Cilas Morais, o Delegado Dr. Mauricio de Lima Filho, e a Juíza da Comarca de Sarandi, Drª. Elaine Sirotti, que juntos aos demais puderam estar colocando a sua parcela de contribuição para o sucesso do Justiça no Bairro em Sarandi.

Nenhum comentário: