terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sítio dos anos 50 é recriado no centro de Sarandi

Próximo ao centro de Sarandi, uma cópia perfeita de uma roça da década de 50 chama a atenção de quem quer relembrar ou descobrir como viviam os pioneiros
Uma volta no tempo ou uma viagem ao desconhecido. Assim a professora de Gestão Ambiental Tania Regina Corredato Periotto define o Projeto Cantinho da Roça, que está executando em uma chácara de sua propriedade, em Sarandi. Uma volta no tempo para as pessoas de mais idade, que terão oportunidade de reencontrar um mundo que elas conheceram e que não existe mais, uma viagem ao desconhecido para os jovens, que poderão conhecer como era o mundo da época de seus avós.
Pessoas com idade avançada que já conheceram o projeto se maravilharam e chegaram às lágrimas ao rever uma casa ‘igualzinha’ à que viveram quando criança”, conta a professora, se referindo à casinha de madeira, sobre troncos, cercada de flores simples, com um raspador de sapato na porta. Ao abrir a porta, o visitante dará de cara com um ambiente sem forro, um fogão à lenha em um canto, iluminado por lamparinas de querosene, mesa de tábua rústica onde estão a moringa de água, uma vitrola com caixa de madeira, rádio de Ondas Curtas (daqueles que precisavam de uma antena que subia ao teto). No quarto, a cama é de mola, com colchão cheio com palha de milho seca e, debaixo, estão o sapatão e um penico. Em um canto, as malas de fibra do tipo usado pelos primeiros moradores que chegaram a essa região. A cozinha tem bule, chaleira, caneças de lata, pilão, moinhos.
De acordo com Tania Periotto, a ideia de criar um ambiente que resgatasse o período em que chegaram os primeiros moradores ao noroeste do Paraná surgiu quando ela fazia o doutorado de Ecologia. Primeiro ela buscou o apoio de professores de artes, arquitetos, engenheiros, paisagistas, mas foram as pessoas simples, de mais idade, principalmente sua mãe, que mais ajudaram na composição do ambiente desejado. Muitas peças ela teve que comprar, mas outras foram doadas por pessoas “que se encantaram com a possibilidade de recriação da casinha da roça para o conhecimento das crianças.
A volta ao tempo continua no terreiro, com poço caipira com sarilho, mictório, banheiro em que o chuveiro era um balde com uma ducha de latão. É na tulha que estão objetos que chamam a atenção das crianças, geralmente equipamentos usados na roça. Ao lado, em um pequeno curral, estão os animais da subsistência da família do roceiro, galinhas, perus e cabritos. Luis Crvalho

Nenhum comentário: