sábado, 18 de dezembro de 2010

Em Sarandi, Casinha da Roça já pode ser visitada por saudosistas e toda população

Com um “café da roça” para um grupo de professores, representantes de entidades e secretários municipais, a professora Tania Regina Corredato Perioto inaugurou na manhã de seu projeto Casinha da Roça, que reconstitui uma casa da área rural nas décadas de 40 e 50, quando chegaram os primeiros moradores dessa região. Segundo Perioto, que teve a ideia de resgatar o ambiente rural quando fazia o doutorado em Ecologia, o Casinha na Roça é uma volta no tempo para as pessoas de mais idade e uma viagem ao desconhecido para os jovens, que poderão conhecer como era o mundo da época de seus avós.
O objetivo da ecologista é disponibilizar o ambiente para clubes da terceira idade de toda a região e às escolas, que poderão fazer caravanas até a chácara.
O projeto foi desenvolvido em uma chácara ao lado do Clube Barba Rala, na Vila São Pedro, próximo ao centro de Sarandi. Em um cercado de balaustres é reproduzido o quintal de um sítio, com animais, plantas nativas da região, uma tulha (tuia) onde podem ser encontradas ferramentas e objetos que não são reconhecidos pelos jovens, como enxó, traçador, diferentes tipos de arco-de-puia, rastelos, ancinhos, moinhos, pilão e outros. No quintal há ainda um mictório de estilo antigo, poço caipira, com sarilho, catavento, debulhadeiras de milho, bombas d’água.

 Mas, o que mais chama a atenção é a pequena casa de madeira caiada, construída sobre troncos, com raspador de sapatos na porta. Ao abrir a porta, o visitante dará de cara com um ambiente sem forro, um fogão à lenha em um canto, iluminado por lamparinas de querosene, mesa de tábua rústica onde estão a moringa de água, uma vitrola com caixa de madeira, rádio a pilha (daqueles que precisavam de uma antena que subia ao teto). No quarto, a cama é de mola, com colchão cheio com palha de milho seca e, debaixo, estão o sapatão e um penico. Em um canto, as malas de fibra do tipo usado pelos primeiros moradores que chegaram a essa região. A cozinha tem bule, chaleira, canecas de lata, pilão, moinhos.


Nenhum comentário: