segunda-feira, 18 de abril de 2011

Assembleia do Paraná vota o fim das superaposentadorias

Os deputados estaduais do Paraná irão colocar em votação, nesta segunda-feira (18), o fim das aposentadorias vitalícias a ex-governadores do Estado.
Uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) pretende anular o artigo da Constituição Estadual que prevê a concessão do benefício. Atualmente, nove ex-governadores recebem a pensão, de R$ 24 mil mensais.

No final do mês passado, o governador Beto Richa (PSDB) anulou, em um ato oficial, as aposentadorias de quatro ex-governadores: Orlando Pessuti (PMDB), Roberto Requião (PMDB), Jaime Lerner e Mário Pereira, que governaram o Estado entre 1991 e 2010.
Os quatro, porém, continuam recebendo o benefício porque recorreram da decisão --Requião, inclusive, entrou na Justiça e conseguiu uma liminar, na semana passada, para manter a pensão. Os recursos ainda não foram analisados pela Procuradoria-Geral do Estado.

Na avaliação do governo estadual, o benefício contradiz a Constituição Federal de 1988, que não prevê pensão semelhante aos ex-presidentes da República. Cinco ex-governadores do Estado, porém, que contraíram a aposentadoria antes de 1988, não tiveram as pensões anuladas.

Nenhum comentário: