segunda-feira, 11 de abril de 2011

Caixa aponta impacto das medidas para conter crédito

A concessão de crédito na Caixa Econômica Federal cresceu 32,56% no primeiro trimestre nas linhas para pessoa física e pessoa jurídica, totalizando R$ 29,3 bilhões. A comparação tem por base o volume emprestado no mesmo período de 2010.
Somente para empresas o aumento registrado foi de 47,5%, enquanto os empréstimos para pessoa física cresceram 17,7%. O banco considera que o crédito para consumidores já começou a refletir o impacto das "medidas macroprudenciais" lançadas pelo governo para combater a inflação.
Na semana passada, o Banco do Brasil também acusou o impacto. O presidente Aldemir Bendine admitiu que concessão de crédito para a chamada carteira de consumo, destinada a pessoa física, caiu nos dois primeiros meses do ano.

MEDIDAS
 
O BC vem adotando medidas para esfriar a economia e controlar a enxurrada de crédito que o mercado vive desde os últimos anos de gestão Lula.
A autoridade monetária impôs restrições a financiamentos com prazo superior a 24 meses e também retirou da economia, em dezembro, a última parte do dinheiro injetado na crise de 2008.
Essas medidas já se refletiram em juros mais altos e queda nos empréstimos, mas ainda não tiveram impacto significativo sobre o consumo.

Nenhum comentário: