terça-feira, 12 de abril de 2011

Chocolate encarece, mas bacalhau fica mais barato nesta Páscoa

O reajuste dos ovos de Páscoa poderá ser compensado em parte pela queda nos preços de outro produto típico do período: o bacalhau. Com a queda do dólar, o produto importado chegou às prateleiras dos supermercados neste ano até 10% mais barato do que em 2010. 
A expectativa no varejo é de que a venda do peixe aumente em até 30%. Segundo o diretor de peixaria do Pão de Açúcar (maior importador de bacalhau do país), Pedro Henrique Pereira, mesmo os consumidores de classes mais baixas estão procurando o produto.

"As pessoas ao longo do tempo estão percebendo que o bacalhau não é caro porque rende muito. Com isso, ele é um produto acessível a populações de média renda."

Apesar disso, o bacalhau nessa época enfrenta a concorrência de peixes mais baratos. O Pão de Açúcar, por exemplo, quer salgar o pirarucu e transformá-lo no "bacalhau brasileiro". Tentou colocar o produto nas prateleiras neste ano, mas desistiu por conta da falta de estrutura para manufaturar o produto no local.


A expectativa é que o pirarucu salgado seja comercializado pela rede no Natal. Até lá, 12 toneladas do peixe foram compradas em comunidades da Amazônia e serão vendidos frescos, podendo substituir o bacalhau em pratos como bobós e moquecas no domingo de Páscoa.

Nenhum comentário: