terça-feira, 12 de abril de 2011

Ministra diz que armas legalizadas contribuem com violência

Em defesa da realização de novo referendo para questionar a população sobre a venda das armas de fogo no país, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) afirmou nesta terça-feira que as armas legalizadas contribuem com o aumento da violência no país. A ministra disse acreditar que, com um novo referendo, a população possa mudar de ideia sobre a comercialização das armas.

"Eu acredito que a população brasileira vai amadurecendo a cada ano. Se tivermos clareza que o objetivo de uma nova jornada de desarmamento são as armas ilegais e sensibilização para que aqueles que tenham um arma, ainda que legalizada, percebam que esta arma é a que cai na mão dos assassinos, podemos reverter e reduzir o número de mortos por armas de fogo no Brasil", disse.

Rosário afirmou que 16 milhões de armas circulam no país, das quais 50% são clandestinas --adquiridas a baixo preço no mercado negro. A ministra disse que o governo apoia a decisão do Senado de rediscutir o estatuto do desarmamento e a realização de novo referendo.

"O referendo realizado já é uma referência, mas não deu a palavra final porque nós temos vidas a salvarmos todos os dias."

GABRIELA GUERREIRO
DE BRASÍLIA

Nenhum comentário: