quarta-feira, 30 de novembro de 2011

João Bombeirinho segue na luta

João Bombeirinho se transformou em símbolo nacional da campanha pela doação de medula óssea. O grau de sensibilização com a história do garoto de 6 anos, que há 4 luta contra a leucemia, pode ser medido de maneira prática: após o movimento de conscientização iniciado pela mãe, a cozinheira Ana Paula Estevam, a procura espontânea ao Hemocentro de Maringá para registro de doadores de medula óssea aumentou 70%.
Já são 34 mil cadastrados no Hemocentro de Maringá, e o registro continua crescendo. A cada mês, cerca de 350 pessoas entram para o banco de dados, seja por procura espontânea ou depois de esclarecidos por funcionários do órgão: quando alguém comparece ao hemocentro para fazer qualquer exame, recebe a proposta de se tornar também um doador.


Luta contínua
Ana Paula se emociona ao saber que já ajudou muita gente com a campanha que iniciou, mas torce para que cresça cada vez mais o número de doadores, pois João ainda não encontrou um adequado. Estudos indicam que a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil.
Ana Paula não perde a fé, mas admite que àss vezes fica prostrada. "Posso resumir minha vida como estar com uma bomba-relógio dentro do meu peito. O João é que é minha fortaleza, tem uma coragem absurda. Se me vê chorando, já fala para eu não ficar assim, que tudo vai ficar bem."
Para se dedicar ao filho, Ana Paula deixou os empregos. A renda familiar, além do trabalho do marido, é complementada pela venda de camisetas da campanha e por bingos beneficentes.
"É muita gente ajudando, o Brasil inteiro dando apoio, isso ajuda bastante", diz. João passa por sessões quinzenais de quimioterapia.

Onde se cadastrar
Hemocentro do HU de Maringá
Avenida Mandacaru, 1600
Fone 2101-9400
Das 7h às 18h30, seg / sex das 8h às 12h, sábados
Exigência: ter entre 18 e 55 anos e gozar de boa saúde

Fonte:Andre Simões

Nenhum comentário: