segunda-feira, 9 de abril de 2012

Nove mineiros estão presos desde quinta-feira (5) em uma jazida clandestina no sul do Peru.

Brigadas especializadas em reforçar túneis em minas se juntaram nesta segunda-feira (9) aos trabalhos de resgate dos nove mineiros presos desde quinta-feira (5) em uma jazida clandestina no sul do Peru.
A chegada das duas brigadas com 20 especialistas de companhias mineradoras peruanas trouxe otimismo às famílias dos mineiros presos.Os mineiros estão presos desde quinta-feira em um túnel horizontal, após um deslizamento na colina onde está a mina de cobre Cabeça de Negro, no bairro de Quilque, na região de Ica.


Os nove mineiros estão vivos, recebem líquidos, alimentos e oxigênio através de um tubo metálico pelo qual também se comunicam com os socorristas e seus familiares.
Seu estado de saúde é estável, apesar de alguns apresentarem quadros de angústia pela incerteza sobre quanto tempo terão de permanecer presos debaixo da terra.
No domingo, a cautela parecia ter predominado entre os socorristas a respeito de um final feliz do resgate, no momento em que o governo se envolvia no caso e enviava à região o primeiro-ministro Oscar Valdés e o ministro de Minas e Energia, Jorge Merino.

Nenhum comentário: