segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pitaco: O desafio dos candidatos depois do IBOPE

A pesquisa Ibope divulgada no fim de semana vai motivas a tomada de decisões importantes. Isso vale para todos os times que de fato estão no páreo, ou seja, os comandados por Gustavo Fruet, Ratinho Jr. e Luciano Ducci. Todos tem grandes desafios pela frente. Vamos a eles por ordem de colocação na pesquisa.

O primeiro colocado, Gustavo Fruet vai ter que se virar nos 30 para convencer a turma de Lula, considerado um quase santo dentro do PT, a entrar na campanha do pedetista. Lula se sente ferido na alma por Gustavo que quando oposição botou pra quebrar na CPI dos Correios e nas denúncias do mensalão. Lula queria mesmo era candidato próprio, mas nenhum nome do PT tem musculatura. A favor de Fruet pesa o fato de que Lula já foi ferido na alma outras vezes e relevou, como quando teve que se juntar a José Sarney para dominar o Congresso.

 O segundo colocado, Ratinho Jr. não tem grupo. E eleição sem grupo é como navio sem bússola. Pode se perder no caminho. Juninho como é chamado pela sua turma precisa mais do que aparecer, precisa de musculatura, força, senão pode dar uma de cavalo paraguaio. Também fica difícil para o moço desistir agora no meio do caminho mesmo que queira porque uma desistência ficaria feio demais. Então Juninho terá que se virar atrás de um grupo e ele já tentou dos dois lados, PT e PSDB e os dois partidos da mesma forma cortejaram o menino. O casório não saiu porque não houve consenso no pacto pré-nupcial. Quem será o grupo de Ratinho Jr? Nem ele sabe ainda.

O terceiro colocado, Luciano Ducci tem uma árdua missão. Precisa reagir e o caminho é longo. Para começar vai ter que incrementar sua turma e tentar acabar com o fogo amigo. Parece simples, mas não é. E tem mais. Ele vai ter que segurar o governador um pouco mais em Curitiba. Beto está numa andança pelo interior e o prefeito carece de algo que o governador sabe fazer bem: marketing. Ducci não é bobo e sabe que o resultado nas urnas para ele depende em boa parte de Beto Richa que jurou que vai entrar de ponta cabeça na campanha. E não é só pela amizade não. Para o tucano é importante que a prefeitura fique nas mãos de um aliado.

A pesquisa Ibope é o primeiro retrato desse momento, mas é um retrato e isso é inegável. Os números serviram como refresco para uns e chicote para todos.

Nenhum comentário: