segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

De Paula e Beto Richa garantem mais segurança para Sarandi

O prefeito de Sarandi, Carlos Alberto de Paula (PDT), e o governador do estado, Beto Richa (PSDB), intensificaram os contatos para consolidar uma parceria que visa o nível de segurança no município. A segurança foi colocada como uma das grandes prioridades da atual administração, refletindo crescente preocupação da sociedade sarandiense. Recentemente, em Curitiba, o prefeito foi recebido em audiência pelo governador; De Paula já havia exposto a importância do tema quando esteve com o secretário de Segurança Pública do Paraná, Cid Vasques.

No encontro com Beto Richa ficou definido que Sarandi receberá uma UPS (Unidade Paraná Seguro), um conjunto de ações que incluem projetos nas áreas de infraestrutura, saneamento, saúde, educação, habitação, meio ambiente, cultura, esporte, trabalho e emprego, entre outras. O município receberá recursos humanos e materiais para enfrentar a incidência de tráfico de drogas e os altos índices de homicídios. Em princípio, serão mais 30 homens e dde quatro a seis viaturas (automóveis e motocicletas). A UPS será implantada no Jardim Universal, zona norte de Sarandi.

A proposta das Unidades Paraná Segura é de uma polícia cidadã e eficiente. Onde já foram implantadas as UPS – dez bairros de Curitiba e nos municípios de Londrina e Cascavel – constatou-se em média a redução de 32% no número de homicídios., de acordo com levantamento realizado pela Polícia Militar do Paraná.

Para o prefeito Carlos Alberto de Paula Junir, a instalação da UPS no Jardim Universal vai fortalecer as ações das polícias Militar e Civil, além do apoio da Guarda Municipal, que tem apresentado um bom trabalho no auxílio do combate ao crime. Armar a Guarda Municipal será uma das etapas para garantir maior segurança ao cidadão sarandiense. “Não temos como resolver de imediato uma situação tão séria quanto a da segurança pública, mas não vamos economizar esforços para ampliar a parceria com o governo estadual e oferecer à população todos os instrumentos para garantir mais tranquilidade, o que permitirá que continuemos a proporcionar melhor desenvolvimento econômico e social à comunidade”, afirma o prefeito. Além da instalação da UPS, a administração municipal prevê a sede de uma companhia da Polícia Militar e a construção da nova delegacia de Polícia Civil. 
O aumento do crime no Brasil, dizem os estudos, está relacionado diretamente ao aumento do consumo de crack; de cada 120 mortes, 80 estão relacionadas ao tráfico. A prevenção ao consumir e o combate ao tráfico é considerado o meio mais eficiente para a redução da violência.

Nenhum comentário: