sexta-feira, 24 de julho de 2009

ONU pede que Reino Unido retire lixo enviado ao Brasil


A ONU notificou o governo do Reino Unido pela suspeita de exportação de lixo ao Brasil, cobrando uma solução imediata à polêmica gerada pelo transporte do material. A entidade pede que os dois governos solucionem de forma pacífica o caso antes que outras medidas internacionais possam ser tomadas.

Ontem, o Brasil denunciou o governo britânico diante da Convenção da Basileia da ONU, que regula o transporte e o fluxo de materiais tóxicos pelo mundo.

O argumento brasileiro era de que as empresas no Reino Unido haviam violado as regras da Convenção ao enviar contêineres de lixo ao Brasil. A notificação brasileira à ONU fala em 64 contêineres. Mas até ontem, o governo já havia identificado 99.


Prisões

Três homens foram presos ontem, no Reino Unido, como desdobramento das investigações sobre o envio de contêineres de lixo para os portos de Santos (SP) e de Rio Grande (RS).

A operação foi realizada pela Agência de Meio Ambiente britânica e pela polícia da região de Wiltshire, onde fica a cidade de Swindon - suposta localidade das empresas apontadas como responsáveis pela transação. Por motivos legais, não foram divulgados os nomes dos detidos - com idades de 49, 28 e 24 anos - nem a nacionalidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

daqui alguns dias não se assuste se um desses conteineres chegar aqui em sarandi, pois o prefeito precisa de dinheiro para refazer sua campanha por depois dos acontecimento ele se sujou com o povo.