sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Prefeitura muda estratégia para destinação do lixo; resíduos deverão ficar na cidade


Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Prefeitura de Maringá, após várias reuniões, definiram de comum acordo um plano estratégico com novas alternativas para encaminhar soluções para curto, médio e longo prazo para a questão dos resíduos sólidos urbanos no município de Maringá, incluindo publicação de novo edital de licitação para solução temporária. Para encaminhar solução definitiva, que envolve a concessão de longo prazo, o prefeito Silvio Barros (PP) assinou nesta sexta-feira (28), um decreto declarando de utilidade pública, para fins de desapropriação, duas áreas anexas ao atual aterro controlado, sobre as quais solicitará licença para implantação do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do Município de Maringá. A nova licitação, que ocorrerá dentro da primeira quinzena de setembro, vai prever contrato com tempo máximo de um ano, tempo considerado hábil para a conclusão do edital de concessão de longo prazo. Além do prazo, o novo edital vai prever o manejo dos resíduos dentro da própria área do aterro controlado, onde, inclusive, será possível o processo de geração de renda com a utilização de cooperativa de catadores para separação e comercialização de materiais recicláveis e ainda a geração de composto orgânico, sendo que serão encaminhados para aterramento apenas os rejeitos deste processo. Para novo edital, será mantido o preço base máximo de R$ 68 por tonelada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde...Rafael...

Acompanho a "Blogosfera de Sarandi" e fico contente em saber desta preocupação coletiva com a esta excluída cidade. Solicito que use o google para ler a “Oração da Serenidade”, pois é de uma ímpar colocação neste momento em que Sarandi se transforma sócio e politicamente e avança rumo a um amanhã melhor

A “serenidade” deve ser exercida para aqueles momentos onde "interesses escusos" se semeiam como ervas daninhas e vcs, intróitos guerreiros integradamente articulados, poderão até cair, mas se erguerão rapidamente com mais um aprendizado para suas vidas e da cidade.

A “limitação” do ser em si é uma constante na vida humana, porém ela não é fato gerador de pessimismo, ao contrário, ela possibilita ampliar um componente importante no sentido da reorganização das idéias e reajustes das estratégias para com o ideal que vcs almejam e, certamente, prosperarão, que é tornar uma Sarandi para todos!

A “sabedoria” é como colher Rosas, apesar dos inúmeros espinhos, serão nestes pequenos "cortes" que formarão a "cicatriz da sensatez" e mediante às novas dificuldades/desafios que certamente se apresentarão, lá estarão refletindo, conjuntamente, sobre o como enfrentar, sem se precipitar. Sabendo, assim distinguir a beleza das rosas, das inevitáveis decepções das “espinhosas”conquistas sociais.

Parabéns pelo empenho de vcs...continuem assim...e não desanimem de vossos sonhos e de Sarandi..."pois toda grande jornada começa com o primeiro passo.."