segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Blogosfera de Sarandi - Um novo conceito em Fiscalização Participativa - Comentário de Internautas

Bom dia Blogueiros...

É por demais comemorativas e de louvável fé pública, esta conquista de vocês atingirem em Sarandi esta nobre intitulação de “Capital dos Blogs Informativos” atividades que são pautadas na isenção partidária, compromisso com a verdade dos bairros e da sociedade organizada, ou seja, repaginar e atuar na forma de exercer o “controle social virtualmente”.

Ao que sabemos os Blogs ajudam a construir redes sociais e redes de saberes. Podem-se destacar trabalhos interdisciplinares, específicos e elaboração de projetos de desenvolvimento local. Estas possibilidades, além da facilidade de utilização, organização de conteúdos e comentários, ampliam as possibilidades de complementar as a reestruturação de uma nova sistemática de abordagem com o “social” de forma inovadora e atraente.

A função social da “Blogosfera Sarandiense” está em apoiar iniciativas locais centradas no fortalecimento das pouco ouvidas “vozes da população” através de ações virtuais e reais que possibilitem a reconquista de uma “nova identidade” ao seu excluído povo.

Nesse sentido, podemos afirmar que os blogs são um produto de uma nova configuração social caracterizada pelos fluxos das informações, criando novas possibilidades de interação e dominação social.

Os blogs também se constituem como importantes atores políticos. As opiniões e informações publicizadas nos diários on-line são referências informacionais e podem exercer influência sobre a opinião pública.

Estas ações integradas e articuladas com a verdade cotidiana ocorrida na comunidade sarandiense permitirão a reabertura de um canal de comunicação que se fortalecerá na isenção e independência da informação, visando rediscutir o significado da democracia participativa a partir de seus cidadãos/ãs ou moradores.

Isto fortalecerá e possibilitará o debate dos problemas da sociedade, além de permitir, também, sua tematização, bem como uma tomada de conscientização gradativa dos munícipes, só que agora, com mais transparência e publicidade de forma suprapartidária rumo ao encaminhamento de soluções de seus problemas comunitários às autoridades legalmente constituídas.

Novamente, parabéns pela persistente e credibilizada “ação bloguista coletiva” que se estrutura nesta tão carente cidade. Quem sabe, e, nós admiradores de vossos trabalhos, teremos agora uma maior probabilidade de que a “Sarandi para todos” poderá ser alcançada e “delete” de vez as famigerada “pragas de politiqueiros” que sugam o erário público.

Fonte: Doxologia

Nenhum comentário: