sábado, 31 de outubro de 2009

Carneiro no Buraco é prato principal em festa tradicional

A procissão de homens e mulheres iluminados pelas luzes de suas tochas marcam o ritual do acendimentos do fogo de chão da Festa Nacional do Carneiro no Buraco.

O evento acontece tradicionalmente no mês de julho, época propícia para saborear a receita principal e outras iguarias tenras, como o tradicional churrasco gaúcho. A festa reserva também apresentações teatrais contando a origem do fogo e sua importância para a humanidade - dá início ao evento mais importante do calendário festivo anual de Campo Mourão.

A comunidade e os convidados acendem o “fogo de chão” e, a partir daí, começam os preparativos oficiais para o grandioso almoço de ensopado de carneiro preparado à moda tropeira, o carneiro “ no buraco” com legumes. O sabor da boa mesa atrai o turista, mas a festa se estende por uma semana com atrações variadas.

“A festa é o principal produto turístico do município e atrai gente de outros Estados. Muitos vêm de longe para apreciar a festa, especialmente por causa do carneiro”, diz a professora do curso de Turismo da Fecilcam, Larissa de Mattos Alves.

Nenhum comentário: