segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Jornal diz que Al Qaeda inova e cria “explosivo supositório”

Se confirmada, nova descoberta deve trazer mudanças em regras de segurança nos aeroportos
O jornal francês Le Figaro, com base em um relatório secreto, publicou nesta segunda (5) que a rede terrorista Al Qaeda está substituindo os cinturões com explosivos que seus membros costumam usar para realizar ataques terroristas por outros métodos, mais difíceis de rastrear, como supositórios explosivos.
Os novos métodos tentam burlar os detectores de metais nos aeroportos e apenas seriam detectados com scanners. Além de supositórios, os terroristas também devem utilizar espécies de comprimidos e outras substâncias que possam ser levadas dentro do corpo.

A nota secreta vem da Direção Central de Informação Interior (DCRI), um novo serviço da França contra o terrorismo. Além da nota, o jornal também publicou que uma reunião de urgência da Unidade de Coordenação da Luta contra o Terrorismo (Uclat) chegou à mesma conclusão sobre os explosivos internos.
Para acionar o explosivo-supositório, o terrorista precisa tocar uma tecla de seu telefone celular. O relatório foi enviado ao ministro do Interior da França, Brice Hortefeux.


Nenhum comentário: