segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mais quatro vereadores denunciados na Farra das Diárias

  • O Ministério Público de Engenheiro Beltrão (a 62 quilômetros de Maringá) denunciou mais quatro vereadores por participação no escândalo que ganhou o nome de Farra das Diárias. Outros três foram afastados no mês passado por sentença judicial. Com isso, já são sete dos nove vereadores ameaçados de perderem o cargo por, segundo o MP, usarem dinheiro público para participar de congressos e outros eventos e não comparecer.
    A nova representação inclui os vereadores Renivaldo André PHS), Raul Cury PP), Joaquim da Fonseca Garcia Duarte (PMDB) e Reinaldo Gaino (PHS). Os que tiveram o afastamento determinado em decisão liminar são Francisco de Assis Alves, o Chico da Farmácia (PSDC), Sandra Maria Alves (PRTB), Juarez Zuffa (PSDB) e a secretária da Câmara, Neuza Maria Codatto.
    De acordo com o ofício do promotor José Pereira Pio de Abreu Neto, o esquema do uso indevido das diárias, que acabou na denúncia de mais quatro vereadores, foi delatado na íntegra pelo ex-presidente, Chico da Farmácia, que, por livre e espontânea vontade, contou como tudo se procedia.
    Também o funcionário público José Rodrigues Gomes, que fez o transporte dos vereadores para dois congressos inexistentes, nas cidades de Brasília (DF) e Balneário Camboriú (SC), foi testemunha chave nas investigações. Conforme a testemunha, todos os vereadores sabiam da farsa e que os eventos não existiam.
    Conforme a apuração do MP, foram desviados dos cofres públicos R$ 121 mil. "De 17 eventos, apenas três realmente existiram", diz o promotor. "Mesmo devolvendo os valores, não há como se fugir da responsabilização penal, já que os vereadores sabiam que os eventos não aconteceriam. Tudo aconteceu, bem ao contrário, do que disseram, anteriormente, quando afirmaram terem sido ludibriados e enganados", salientou.

Nenhum comentário: