quarta-feira, 13 de abril de 2011

Mineiros tentam vender café e pão de queijo para China

O tradicional pão de queijo mineiro é uma das apostas de empresários do Estado para ampliar o comércio com a China e diversificar a pauta de exportações de Minas.
Responsável por quase um terço das exportações do Brasil para o país em 2010 (US$ 30,7 bilhões), Minas Gerais tenta diminuir a dependência do minério de ferro na balança comercial. No ano passado, o produto representou 88% do total de vendas.

Para Jorge Duarte de Oliveira, diretor da Central Exportaminas, vinculada ao governo do Estado, o modelo gera "situações de risco a longo prazo". "Exportamos muito, mas em quantidade de produtos, é menos do que há cinco anos."
Empresários do Estado serão parte da comitiva de empresários que acompanha a presidente Dilma Rousseff em viagem a China, neste fim de semana.
Oliveira afirma que o país asiático começa a perder a autossuficiência na produção de alimentos e bebidas e, em breve, será um dos maiores importadores do mundo.

GLOBALIZAÇÃO
 
Para convencer os chineses a comer pão de queijo, os empresários mineiros confiam na globalização.
"Durante muito tempo eles ficaram mais fechados a outras culturas, mas agora negociam e se relacionam com todos os países, viajam muito pelo mundo e vão abrindo mais possibilidades de consumo", afirma Vicente Camiloti, diretor comercial da Forno de Minas.
A empresa já exporta 100 toneladas do produto por mês para os EUA, Portugal e República Dominicana.

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