sábado, 14 de novembro de 2009

Sarandi: Precisamos de “Políticos” ou de “Políticas”?

imagePolítica” é um substantivo feminino, e temos política para tudo; de renda, econômica, comercial, fiscal, monetária, do governo etc.

Quero ater aqui à política de nossos políticos, que vamos chamar de “política dos políticos”. Conforme o dicionário do Aurélio, o termo Política tem várias definições, mas escolhemos a que mais se aproxima do nosso assunto. Segundo Aurélio, Política é o “Princípio doutrinário que caracteriza a estrutura constitucional do Estado”.

Daí, “Políticas” são vários elementos que compõem um sistema de regras que indicam as intenções e diretrizes globais do Estado para a obtenção dos resultados desejados para a coletividade visando o “Bem Comum”.

Ele diz ainda que “políticas” é a “Ciência dos fenômenos referentes ao Estado; ciência política” e muitas outras definições. O que quero agora é analisar que política desenvolve os nossos políticos sarandienses.

Numa interpretação sociológica, “Político” é a qualidade de quem se relaciona à política; dotado de traquejo social; todo aquele que está relacionado à política. Numa visão do Dicionário Aurélio, o adjetivo “político” vem do grego politikós, e é “Aquele que trata ou se ocupa da política; estadista”, ou ainda um “Indivíduo astuto, esperto”. Então, cabe a nossos políticos desenvolver exatamente o que está aí, ou seja, cuidar da política sarandiense, com astúcia e esperteza.

São múltiplos os comentários relativos à “esfera política sarandiense”, sendo que a maioria, diga-se a população, a interpreta negativamente as ações dos gestores, já outros são da opinião que os “governantes” estão numa relação direta com o desempenho dos seus próprios governos em curto prazo, sofrendo alterações constantes, o que aproxima a curva de um estado de opinião secundária, ou movida por correntes de opiniões. Saiba Mais

Fonte: Blog do Júlio Cézar

Nenhum comentário: